O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na última terça-feira (13), o Projeto de Lei Complementar que cria o Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), órgão responsável por administrar o novo imposto compartilhado entre estados e municípios.
Apesar da sanção, a reforma não entra em vigor de forma imediata.
A implementação será escalonada, com um longo período de transição até 2033, para permitir a adaptação de empresas, consumidores e entes federativos ao novo modelo.
A partir de 2026, começa a fase de testes do novo sistema. Entrou em funcionamento na última quarta-feira a Plataforma Digital da Reforma Tributária, que vai concentra ferramentas como calculadora de tributos, apuração assistida e monitoramento em tempo real de débitos e créditos.
Em 2027, começa a cobrança efetiva da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), com a extinção do PIS e da Cofins.
No mesmo ano, as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) serão reduzidas a zero, com exceção dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, e será instituído o Imposto Seletivo, voltado a bens e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
A transição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) ocorrerá entre 2029 e 2032, de forma gradual.
Nesse período, a alíquota do IBS será elevada progressivamente, enquanto as dos tributos atuais serão reduzidas:
Por fim, em 2033, o novo sistema entra em vigência integral. O IBS passa a ser cobrado plenamente, e ocorre a extinção definitiva do ICMS, do ISS e do IPI, concluindo a migração para o modelo de IVA dual, considerado pelo governo como mais simples, transparente e alinhado às práticas internacionais.
Voltar para a listagem de notíciasEntre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.
Avenida Joventino Rodrigues, Lt 13 Lj 02 - Santa Luzia
Luziânia / GO - CEP: 72803-010
(61) 3621-2050
(61) 3621-4470
CRC/GO 002548/O
Sitecontabil © 2026 | Todos os direitos reservados